Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
O alistamento militar voluntário feminino de 2025 registrou 23 mil inscrições só no mês de janeiro. As inscrições, que começaram no dia 1º, seguem abertas até 30 de junho. No total, são ofertadas 1.465 vagas distribuídas entre as três Forças Armadas: 1.010 para o Exército, 155 para a Marinha e 300 para a Força Aérea Brasileira. As oportunidades estão espalhadas por 28 municípios de 13 estados, além do Distrito Federal.
Podem se inscrever jovens que completam 18 anos em 2025 (nascidas em 2007), residentes em um dos municípios contemplados com vaga. É necessário apresentar certidão de nascimento ou prova de naturalização, comprovante de residência e documento oficial com foto, como RG ou carteira de trabalho.
As inscrições podem ser realizadas on-line, através do site https://alistamento.eb.mil.br/alistamento, ou presencialmente nas Juntas de Serviço Militar dos municípios participantes, incluindo cidades como Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), entre outras.
O processo de seleção contará com quatro etapas: seleção geral, seleção complementar, designação/distribuição e incorporação. As aprovadas serão incorporadas no 1º ou 2º semestre de 2026 (de 2 a 6 de março ou de 3 a 7 de agosto), ocupando a graduação de soldado no Exército e na Aeronáutica ou marinheiro-recruta na Marinha. Elas terão os mesmos direitos e deveres dos homens.