22.7 C
Maceió
sábado, abril 19, 2025

Secretaria da Mulher lança cartilha sobre violência de gênero na pesca

Mais Lidas

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias.

A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) lançou, nesta quinta-feira (30), a cartilha “Violência de Gênero na Pesca”. O material pioneiro no Brasil foi apresentado em um encontro com pescadoras e marisqueiras da Rede de Mulheres Pescadoras da Costa dos Corais, realizado na Escola Estadual Professor Sebastião Felisberto de Carvalho, na Barra de Santo Antônio.

Com linguagem acessível, a cartilha visa informar e conscientizar sobre o enfrentamento à violência contra mulheres pescadoras no ambiente familiar e profissional. O conteúdo foi desenvolvido a partir do contato direto com essas trabalhadoras, levando em conta suas realidades e vivências, além de dar visibilidade a essa parcela da população feminina.

“Esta cartilha não é apenas um documento informativo, mas um instrumento poderoso de fortalecimento da luta por direitos e empoderamento dessas mulheres, que desempenham um papel fundamental no setor pesqueiro”, afirmou a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva.

O evento contou com a participação de pescadoras e marisqueiras de diversos municípios alagoanos, como Barra de Santo Antônio, Maceió, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Japaratinga, Porto de Pedras, Paripueira e Jequiá da Praia. Também estiveram presentes autoridades e representantes de organizações parceiras, como a vereadora da Barra de Santo Antônio, Laura Ângelo, e a adida de cooperação e referente pela igualdade de gênero da Embaixada da França no Brasil, Julie Maraval.

A ação faz parte do projeto Alagoas por Elas, realizado pelo Mapa do Acolhimento em parceria com a Semudh e o Instituto GENi, com o objetivo de fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres. A Rede de Mulheres Pescadoras da Costa dos Corais é uma das quatro organizações atendidas pelo projeto, ao lado do Coletivo Maria Bonita, do grupo de estudos sobre gênero da UFAL Frida Kahlo e do grupo Às Trabalhadoras Sexuais Vão à Luta.

Desde o último domingo (26), representantes do projeto têm realizado visitas a municípios como Delmiro Gouveia, Barra de Santo Antônio e Maceió para acompanhar o impacto das iniciativas apoiadas e fortalecer o diálogo com as comunidades locais.

Clique aqui para ter acesso à cartilha.

- Advertisement -spot_img

Mais Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here


- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux