Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) anunciou nesta quinta-feira (09) o lançamento do programa Celular Seguro, que tem como objetivo rastrear e recuperar celulares furtados, roubados ou perdidos. A iniciativa busca não apenas devolver os aparelhos aos seus proprietários, mas também desestimular o comércio de celulares provenientes de ações criminosas.
O secretário-executivo da SSP, delegado José Carlos, destacou que o programa deverá impactar diretamente na redução dos índices de roubo de celulares no estado. “Com o tempo, adquirir aparelhos roubados será desvantajoso, já que os celulares rastreados poderão ser notificados, levando o novo proprietário a devolvê-los”, afirmou.
Coordenado pelo delegado Sidney Tenório, titular da Delegacia de Crimes Cibernéticos, e pelo tenente-coronel Raumário Jerônimo, chefe especial de Inteligência da SSP, o programa utilizará o número IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) para rastrear os aparelhos. Em parceria com operadoras de telefonia, a SSP receberá informações sobre novos registros de linhas vinculados a celulares com restrição.
Como funciona o programa
Os aparelhos bloqueados receberão mensagens via WhatsApp, enviadas pelo número oficial do programa Celular Seguro (82 98752-2597), informando a data e local para a devolução voluntária do dispositivo. Caso o portador do celular não compareça, uma equipe policial fará uma notificação presencial.
O delegado Sidney Tenório enfatizou que a devolução voluntária dos aparelhos evita complicações legais. “Colaborar com a devolução demonstra boa-fé. Caso contrário, a pessoa pode ser responsabilizada por receptação, que é crime”, explicou.
Denúncias e orientações
Para registrar ocorrências de celulares furtados, perdidos ou roubados, o cidadão pode utilizar a Delegacia Virtual (delegaciavirtual.sinesp.gov.br) ou comparecer a uma delegacia física. É fundamental fornecer o número IMEI, que pode ser encontrado discando *#06# no celular ou consultando a nota fiscal de compra.
O programa Celular Seguro coloca Alagoas como o terceiro estado do Brasil a adotar esse sistema, que já apresentou resultados positivos no Piauí e Amazonas, com queda nos índices de roubo e furto.