Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
Alagoas começou o ano com resultados positivos para a segurança pública. De acordo com dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria da Segurança Pública (Neac/SSP-AL), o estado registrou uma redução de 33,3% no número de mortes violentas intencionais (MVI) durante o Réveillon de 2025.
Entre os dias 31 de dezembro de 2024 e 1º de janeiro de 2025, foram contabilizados quatro homicídios, enquanto no mesmo período do ano anterior, foram registrados seis casos. Em Arapiraca, a segunda maior cidade do estado, não houve registros de homicídios em nenhuma das duas viradas. Já em Maceió, não houve ocorrências no primeiro dia de 2025, mas uma morte foi registrada no último dia de 2024.
O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, destacou que a redução é resultado de operações integradas e preventivas das forças policiais. “Além do serviço ordinário, temos coordenado operações para combater diversos tipos de crimes. Graças ao trabalho das agências de inteligência e ao empenho dos agentes de segurança, conseguimos resultados expressivos”, afirmou.
Apreensões e policiamento reforçado Durante os dois dias do Réveillon, foram apreendidas nove armas de fogo, um aumento de 50% em comparação às seis apreendidas no período anterior. Também foi registrado o confisco de um quilo de entorpecentes, triplicando a quantidade apreendida na virada anterior.
A Polícia Militar mobilizou mais de 400 agentes na orla de Maceió, com reforço de equipes da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) e do Programa Ronda no Bairro. Além disso, o novo sistema de videomonitoramento com câmeras de última geração e botões de pânico contribuiu para a segurança do público.
A Polícia Científica também atuou durante o período, realizando perícias criminais, exames de lesão corporal e necropsias nos Institutos Médicos Legais.