Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), encerrou o ano de 2024 com resultados positivos no setor agropecuário. Foram quase R$ 65 milhões investidos, somando recursos do Tesouro Estadual e Federal, destinados a programas que beneficiaram mais de 60 mil agricultores familiares.
Entre os principais resultados está a distribuição de mais de 961 toneladas de sementes de milho, feijão, sorgo e arroz pelo programa Planta Alagoas, garantindo produção local e inclusão produtiva. Além disso, 140 kits de irrigação foram entregues, beneficiando 420 famílias em 29 municípios, e mais de 800 mil alevinos de tilápia foram distribuídos.
A secretária de Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, destacou que o combate à fome e a geração de renda foram prioridades. Foram distribuídos mais de 13 milhões de litros de leite, adquiridos de 3 mil produtores, beneficiando cerca de 100 mil famílias. Feiras realizadas em Maceió e Salvador (BA) também ampliaram o acesso ao mercado para cooperativas e associações.
Na pecuária, Alagoas alcançou o status de zona livre de febre aftosa sem vacinação após uma campanha intensa de imunização. Além disso, investimentos foram feitos em capacitação técnica, com cursos de inseminação artificial e apoio a torneios leiteiros.
Para 2025, a Seagri planeja ampliar investimentos em mecanização agrícola, com a aquisição de tratores, microtratores e kits de irrigação, além de fortalecer programas como Distribuição de Alevinos e Planta Alagoas, com meio milhão de mudas frutíferas e novas cisternas no semiárido.