Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
Alagoas voltou a ganhar destaque nacional com o protagonismo feminino em cargos de liderança no Governo do Estado. De acordo com o Censo Secretárias Brasileiras, o estado ocupa o primeiro lugar no ranking nacional, com 54% de mulheres no alto escalão. O levantamento foi realizado pelos institutos Aleias, Alziras, Foz e Travessia Políticas Públicas.
O governador Paulo Dantas destacou a importância dessa representatividade. “São mulheres que lideram políticas públicas, bons projetos e ações do governo de Alagoas. Quanto mais mulheres na política, mais políticas voltadas para as mulheres teremos”, afirmou.
Alagoas é o único estado do país a ultrapassar a marca de 50% de participação feminina no secretariado. Outros estados que se destacaram foram Ceará (47%), Pernambuco (44%), Amapá (41%) e Rio Grande do Norte (40%).
A pesquisa, inédita, ouviu 67% das 341 mulheres que ocuparam cargos de liderança entre dezembro de 2023 e março de 2024. Entre as secretárias alagoanas estão nomes como Aline Rodrigues dos Santos (Agricultura e Pecuária), Kátia Born Ribeiro (Assistência e Desenvolvimento Social) e Mellina Torres Freitas (Cultura e Economia Criativa), entre outras que têm contribuído significativamente para a gestão estadual.
O destaque de Alagoas reforça não apenas a competência feminina, mas também serve de inspiração para outras administrações públicas no Brasil.