Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
O Produto Interno Bruto (PIB) de Alagoas registrou um crescimento de 3,2% em 2022, alcançando a marca de R$ 76,07 bilhões. De acordo com dados da Superintendência de Informações e Cenários da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o setor de Serviços, que representa a maior participação na economia estadual, teve uma variação positiva de 4,99%, totalizando R$ 48,47 bilhões.
Entre os subsetores que mais se destacaram, Alojamento e Alimentação registraram um expressivo crescimento de 24,56%, impulsionados pela recuperação do turismo pós-pandemia. Em seguida, destacaram-se as atividades de Artes, Cultura, Esporte e Recreação, com alta de 23,06%.
Segundo a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, esse resultado reflete os esforços do Governo de Alagoas para fortalecer o setor turístico por meio de planejamento estratégico, captação de novos investimentos, qualificação de mão de obra e ações de promoção do destino.
“Os números de 2022 mostram como o trabalho conjunto entre Governo e setor privado tem surtido efeito. Tivemos mais de 12 mil assentos aéreos adicionais e um aumento de 50 mil passageiros no fluxo do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares”, destacou Bárbara.
Outro ponto positivo foi a infraestrutura hoteleira, que acompanhou o crescimento do fluxo de visitantes, registrando um aumento de 13% no número de leitos disponíveis e mantendo uma taxa média de ocupação de 80% em todo o estado.
Com uma oferta diversificada de serviços turísticos, melhorias na infraestrutura e uma demanda crescente, Alagoas se consolida cada vez mais como um dos principais destinos turísticos do Brasil, com perspectivas ainda mais otimistas para os anos de 2023 e 2024.