Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
Ao menos 14 pessoas estão desaparecidas após o desabamento do vão central da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, localizada sobre o Rio Tocantins, na BR-226, que liga os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO). O acidente ocorreu na tarde do último domingo (22) e foi confirmado nesta segunda-feira (23) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
De acordo com a Defesa Civil de Estreito, uma pessoa morreu e outra está hospitalizada. As informações são preliminares e há possibilidade de aumento no número de desaparecidos. Pelo menos dez veículos caíram no rio, incluindo quatro caminhões, quatro carros de passeio e três motocicletas. A BR-226 permanece interditada.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, informou que equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estão no local para avaliar a situação, apurar as causas do acidente e adotar as medidas necessárias. Nesta segunda-feira, Renan Filho deve visitar a região acompanhado dos governadores do Maranhão, Carlos Brandão, e do Tocantins, Wanderlei Barbosa.
As buscas foram temporariamente suspensas devido a relatos de que um dos caminhões transportava substâncias perigosas, como ácido sulfúrico e agrotóxicos. Equipamentos especiais estão sendo levados para garantir a segurança das equipes de resgate.
A Defesa Civil também alertou a população para evitar o consumo e banho nas águas do Rio Tocantins, especialmente nos municípios de Estreito, Porto Franco, Campestre, Ribamar Fiquene, Governador Edson Lobão, Imperatriz, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca. Em Imperatriz, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) suspendeu temporariamente a captação de água do rio.
Rotas alternativas foram disponibilizadas pelo DNIT. Para quem está no Tocantins, o trajeto passa por Darcinópolis, Luzinópolis e BR-230, seguindo até Axixá e Imperatriz (MA). Do lado maranhense, o acesso é feito por Porto Franco, seguindo pela BR-010 até Imperatriz.
A situação segue em monitoramento pelas autoridades locais e federais.