Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) anunciou neste sábado (21) que o Brasil foi eleito para mais um mandato no Comitê Organizacional da Comissão para Consolidação da Paz das Nações Unidas (PBC). A eleição, ocorrida por aclamação no dia 19 de dezembro, garantiu ao país um mandato para o período de 2025 a 2026.
Criado em 2005, com participação ativa do Brasil desde sua fundação, o comitê tem como principal objetivo coordenar esforços internacionais para a promoção da paz sustentável e duradoura, além de prevenir conflitos em regiões vulneráveis.
Em 2024, o Brasil exerceu a presidência do colegiado, defendendo o fortalecimento do órgão como instrumento essencial para a prevenção de crises e a consolidação de processos de paz ao redor do mundo. O país mantém participação ativa e ininterrupta nas atividades do comitê desde 2010, reforçando seu compromisso com soluções pacíficas para conflitos internacionais.
A continuidade do Brasil no Comitê da Paz da ONU reflete o reconhecimento internacional do papel do país como mediador e articulador de políticas globais voltadas para a paz e a segurança.