Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
A Secretaria da Segurança Pública de Alagoas (SSP) recebeu, na manhã desta quinta-feira (19), uma comitiva do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) para uma visita técnica. O encontro teve como foco a instalação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira – Litoral no estado, reforçando o alinhamento entre as ações estaduais e federais no combate ao crime organizado.
Durante a visita, os representantes do GSI conheceram as instalações do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) Tipo 3, localizado no Trapiche da Barra, que também abriga o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). O grupo foi apresentado ao novo sistema de videomonitoramento da SSP, que integra câmeras em pontos estratégicos de Maceió e Arapiraca, além de totens com botões de pânico para emergências.
O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, destacou a importância da parceria entre Estado e União. “Esse alinhamento fortalece nossa capacidade de enfrentar a criminalidade com ações integradas e tecnologia de ponta, como o novo videomonitoramento”, afirmou.
José Benoni Carneiro, secretário-adjunto do GSI, elogiou a estrutura alagoana e reforçou o potencial de integração com sistemas federais. “O cercamento eletrônico que vocês possuem é um exemplo de eficiência. A ampliação dessa integração trará maior capacidade de análise e definição de ações estratégicas”, comentou.
A visita também contou com a participação de representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outros setores da segurança pública estadual. O comandante do Bope, tenente-coronel Henrique Jatobá, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Verçosa, acompanharam a apresentação do primeiro prédio do CISP Tipo 3, construído com investimentos de R$ 16,7 milhões, oriundos de recursos estaduais e federais.
Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira
O projeto segue os moldes do Decreto nº 8.903/2016, que criou o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF). A iniciativa busca combater crimes transnacionais, como o narcotráfico, fortalecendo a inteligência operacional e promovendo a integração entre órgãos de segurança e a sociedade.
A comitiva do GSI permanece em Alagoas até esta sexta-feira (20), com agenda prevista para o Porto de Maceió, onde serão discutidos novos desdobramentos da parceria.