26.7 C
Maceió
sábado, janeiro 18, 2025

Campanha da Semarh coleta 297 toneladas de pneus e supera expectativas em Alagoas

Mais Lidas

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) divulgou, nesta quarta-feira (18), os resultados da campanha “Pneu usado tem descarte certo”, encerrando 2024 com um recorde histórico: 297 toneladas de pneus inservíveis foram coletadas em todo o estado, mais que o dobro das 130 toneladas recolhidas no ano anterior.

A iniciativa, que visa conscientizar a população sobre o descarte correto e proteger o meio ambiente, contou com a parceria da Alagoas Ambiental. A empresa foi responsável pelo transporte e processamento dos pneus recolhidos, transformando resíduos em materiais reaproveitáveis para a indústria de reciclagem. Além de reduzir impactos ambientais, a campanha também combateu a proliferação do mosquito Aedes aegypti, associado a doenças como dengue e chikungunya.

O secretário da Semarh, Gino César, destacou o apoio do governador Paulo Dantas como decisivo para a ampliação da campanha. “Este avanço é fruto de um esforço coletivo entre a Semarh, nossos parceiros e a população alagoana. Com mais logística e conscientização, conseguimos transformar pneus inservíveis em oportunidades sustentáveis. Seguiremos trabalhando para que Alagoas se consolide como referência nacional em gestão ambiental”, afirmou.

A campanha envolveu municípios-polo estrategicamente distribuídos, como Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Penedo e Pilar, que atuaram como pontos de coleta. Essa rede tem sido essencial para otimizar a logística e alcançar regiões distantes do estado.

Com os resultados de 2024, a expectativa para 2025 é ampliar a campanha, envolvendo ainda mais municípios e empresas no ciclo de coleta e reciclagem. A meta é consolidar Alagoas como modelo de sustentabilidade e gestão ambiental no Brasil.

- Advertisement -spot_img

Mais Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias