Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) firmou um contrato com a Internexco GmbH, subsidiária do grupo russo Rosatom, para a exportação temporária de até 275 mil quilos de concentrado de urânio (U3O8) produzido em Caetité, na Bahia. O objetivo é realizar as etapas de conversão e enriquecimento no exterior, com o material retornando ao Brasil até dezembro de 2027 na forma de hexafluoreto de urânio (UF6) enriquecido a 4,25%, destinado à fabricação de combustível para as usinas nucleares de Angra 1 e 2.
Processo de Beneficiamento e Logística
O urânio será transportado de Salvador para a Rússia, onde passará pelas etapas de conversão e enriquecimento. A conversão transforma o concentrado de urânio em UF6, permitindo seu enriquecimento em centrífugas. Atualmente, a INB realiza o enriquecimento de cerca de 70% do urânio necessário para Angra 1 em sua usina em Resende, Rio de Janeiro.
Perspectivas Futuras
A INB planeja aumentar a frequência de contratações semelhantes por meio de futuras licitações internacionais, visando a retomada e ampliação da produção de urânio em Caetité.
Editorial Defesa TV
Fonte: DefesaTV