Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
Durante dois dias, as Forças Armadas brasileiras compartilharam experiências em emergências sanitárias e catástrofes naturais para países de língua portuguesa. O XX Encontro de Saúde Militar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CLPL) ocorreu na sede do Ministério da Resguardo, em Brasília (DF), nos dias 24 e 25, reunindo representantes da Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal e Timor-Leste..
O evento abordou a atuação das Forças Armadas em emergências sanitárias e situações de catástrofes, tanto naturais quanto provocadas. Foram discutidos temas porquê o preparo e a resposta dos hospitais militares frente a emergências em saúde pública, prevenção de zoonoses emergentes, porquê doenças tropicais negligenciadas e medicina operacional. A resguardo nuclear, biológica, química e radiológica, além da saúde mental, também foram debatidos. Os palestrantes destacaram, ainda, o serviço de militares em eventos sanitários junto à sociedade, porquê no combate à epidemia de dengue e a atuação na Terreno Indígena Yanomami.
A Secretária Adjunta da Secretaria-Universal do Ministério da Resguardo, Cinara Wagner Fredo, ressaltou a valia da troca de experiências e da renovação do conhecimento. “É de extrema utilidade identificar as formas de planejamento, de preparo e de serviço do esteio dos profissionais envolvidos nas ações sanitárias em resposta aos agravos e as demandas decorrentes de ações, involuntárias ou intencionais, que afetam o campo da Saúde Militar”, disse.
Para a Diretora de Saúde e Assistência Social do Ministério da Resguardo, Contra-Almirante Médica Maria Cecília Barbosa da Silva Conceição, a troca de experiências propicia a evolução e o aprimoramento de sistemas, protocolos e capacitação. “As respostas efetivas e eficientes às ações sanitárias, involuntárias ou intencionais, tornam-se cada vez mais viáveis a partir dessa troca de conhecimento e experiências com as Forças Armadas dos países-membros da CLPL”, disse.
O evento contou ainda com a participação do Secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais do Ministério da Resguardo, Idervânio da Silva Costa, do representante do Fórum de Saúde Militar da CLPL, Nuno Caeiro, além de autoridades, militares e profissionais da dimensão da saúde.
Visitante ao HFA- Na quinta-feira (27), o Hospital das Forças Armadas (HFA) recebeu a visitante de membros da Delegação do XI Fórum de Saúde Militar. A comitiva conheceu algumas áreas da Unidade, sendo elas a Clínica de Medicina Hiperbárica, a Medicina Nuclear e finalizou nas instalações da Diretoria Técnica de Ensino e Pesquisa.
Por Ascom, com informações da Sepesd.
Fotos: Hisaac Gomes
As informações são do Ministério da Defesa.
Fonte: DefesaTV