Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
Em 21 de fevereiro de 2025, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) recebeu, em seu Quartel Central, militares da Marinha do Brasil para a apresentação do projeto “Suboficial-Mor”. O encontro contou com a presença do comandante-geral e secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Tarciso Salles, e do subcomandante-geral, coronel Sarmento, entre outras autoridades da corporação.
Objetivo do Projeto
Inspirado no programa “Master Chief Command” (MCM), implementado pela Marinha dos Estados Unidos em 1995, o projeto “Suboficial-Mor” visa aprimorar o fluxo interno de comunicação e assegurar elevados padrões de profissionalismo em todos os níveis de comando. Suboficiais designados para essa função atuam diretamente na cadeia de comando, mantendo os líderes informados sobre questões que possam impactar a missão, a prontidão operacional e o bem-estar da tropa.
Histórico e Implementação no Brasil
No Brasil, os estudos para a criação desse modelo iniciaram-se em 2011, com a realização de um projeto-piloto na Fragata Independência, no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) e na Diretoria de Administração da Marinha (DAdM). A proposta busca consolidar um canal direto entre o comando e as praças, promovendo maior proximidade e eficiência na resolução de questões internas.
Importância do “Suboficial-Mor”
A implementação do “Suboficial-Mor” surgiu da necessidade de contar com um representante das praças que possa abordar temas como moral, disciplina, satisfação profissional, carreira e apoio familiar. Além disso, reforça a relevância do diálogo e do fortalecimento da liderança dentro das instituições militares.
Editorial Defesa TV
Fonte: DefesaTV