24.7 C
Maceió
quinta-feira, abril 3, 2025

Voto feminino completa 93 anos e vereadoras de Maceió reforçam importância da participação das mulheres na política

Mais Lidas

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias.

O Brasil celebrou 93 anos da conquista do voto feminino, um marco fundamental para a representatividade das mulheres na política. Apesar dos avanços, o debate sobre maior participação feminina no Legislativo ainda se mantém relevante. A advogada e jornalista alagoana Almerinda Farias Gama teve papel essencial nessa conquista ao integrar a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, no Rio de Janeiro, e lutar pelos direitos das mulheres.

Na Câmara Municipal de Maceió, as vereadoras destacaram a importância de comemorar essa data e reforçaram a necessidade de mais mulheres ocupando espaços de decisão. A primeira vice-presidente da Casa, Silvania Barbosa, ressaltou que a presença feminina no poder faz diferença na formulação de políticas públicas que atendam melhor às necessidades das eleitoras. Ela considera um privilégio ter o voto garantido pelo Código Eleitoral Brasileiro.

A vereadora Olivia Tenório lembrou de Lily Lages, a primeira deputada alagoana eleita, no mesmo ano em que o voto feminino foi incorporado à Constituição. Para ela, é essencial que as mulheres ocupem a política ativamente. “Desde então, nós temos travado essa luta para garantir nossa representação. Precisamos estar dentro do poder para falar das nossas dores e reivindicar o que queremos para a sociedade”, declarou.

Fátima Santiago reforçou que o próximo objetivo é a equidade na representação feminina, para que o Legislativo reflita o perfil da população. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, 52% do eleitorado brasileiro é composto por mulheres. “Queremos mais do que votar, queremos estar no poder”, enfatizou.

Jeannyne Beltrão destacou que a participação das mulheres na política é tão essencial quanto o direito ao voto, pois possibilita uma maior diversidade de vozes no Legislativo.

Já Teca Nelma expressou orgulho em representar as eleitoras e eleitores de Maceió, reconhecendo o legado deixado pelas mulheres que lutaram no passado. “A conquista do voto feminino foi o início do reconhecimento das mulheres como seres políticos. Hoje, seguimos resistindo e lutando por mais avanços”, afirmou.

- Advertisement -spot_img

Mais Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here


- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux