30.7 C
Maceió
sexta-feira, abril 11, 2025

Ufal forma primeira aluna com deficiência visual em Pedagogia em Maceió

Mais Lidas

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias.

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) celebrou um marco histórico com a graduação de Marisa dos Santos Silva, a primeira estudante com deficiência visual a concluir o curso de Pedagogia no Campus A. C. Simões, em Maceió. Superando desafios e preconceitos, Marisa alcançou seu objetivo com determinação e amor pelo ensino.

Com 49 anos e uma história de luta pela educação inclusiva, Marisa venceu diversas dificuldades para concluir sua formação. “Se eu tivesse dado ouvidos ao que falavam, eu não teria terminado meu curso!”, destacou, ressaltando as barreiras que enfrentou e sua paixão pelo ensino. Nascida com baixa visão, ela perdeu completamente a capacidade de enxergar ainda jovem, mas seguiu estudando com apoio da Escola Estadual de Cegos Cyro Accioly.

Seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado Práticas pedagógicas para o aluno com deficiência visual, foi realizado em parceria com a aluna Alessandra Alves Aragão. O trabalho abordou a inclusão de estudantes com deficiência visual e a formação de professores para lidar com essa realidade.

“Marisa é uma profissional com consciência crítica e sensibilidade. Sua história é um exemplo de superação e compromisso com a educação inclusiva”, afirmou o professor Marco Antônio Santos, orientador de seu TCC.

A jornada de Marisa é um incentivo para que mais profissionais se especializem em educação inclusiva e para que as instituições ofereçam melhores condições de acessibilidade. Agora formada, ela almeja passar em um concurso público e continuar ensinando e inspirando outras pessoas.

- Advertisement -spot_img

Mais Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here


- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux