26.7 C
Maceió
sábado, janeiro 18, 2025

Rede estadual conquista 78 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática

Mais Lidas

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias.

A rede estadual de ensino de Alagoas conquistou 78 medalhas na edição 2024 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Desse total, 22 estudantes se destacaram com medalhas tanto na esfera estadual quanto nacional, competindo com alunos de todo o Brasil.

As premiações incluem 6 medalhas de ouro, 18 de prata e 54 de bronze. Entre os 22 premiados nacionalmente, foram 3 ouros, 6 pratas e 13 bronzes. Além disso, 178 estudantes receberam Menções Honrosas, elevando o total de premiados da rede estadual para 256.

No cenário nacional, Alagoas obteve 62 medalhas – 9 ouros, 14 pratas e 39 bronzes – somando conquistas das redes estadual, municipal, privada e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Já a nível estadual, foram 287 medalhas no total, com a rede estadual representando 35% dos medalhistas nacionais e 27% dos estaduais.

O coordenador estadual da OBMEP, Adelailson Peixoto, destacou que este é o melhor desempenho de Alagoas em 19 edições do evento. “Batemos recorde de medalhas de ouro, nove ao total, competindo com mais de 18 milhões de alunos no Brasil. Mais de 80% dos municípios alagoanos tiveram pelo menos um estudante premiado, o que mostra uma evolução significativa na aprendizagem da matemática no estado”, afirmou.

Entre os destaques está Lília Fernanda Sousa Costa, do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Agreste, que conquistou ouro nacional e estadual. A estudante se emocionou ao comentar sua vitória: “Acumulei 18 premiações em olimpíadas de conhecimento, mas a matemática é minha paixão. Pretendo continuar participando e me dedicando ainda mais.”

Outro destaque foi Amon Chalegre, da Escola Estadual Moreira e Silva, que celebrou sua medalha de ouro: “Na minha primeira OBMEP parecia impossível, mas aprendi que com estudo tudo é possível. Essa conquista é um marco para minha trajetória escolar e profissional.”

Os medalhistas nacionais também terão acesso a bolsas do Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP (PIC) e poderão pleitear vagas no bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro.

As premiações refletem o esforço conjunto de alunos, professores e escolas, reafirmando o potencial da educação pública alagoana em competições nacionais.

- Advertisement -spot_img

Mais Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias