Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, as crianças ficam mais vulneráveis às gastroenterites, popularmente conhecidas como diarreias. A gastropediatra Luana Freire, do Hospital da Criança de Alagoas (HCA), em Maceió, faz um alerta importante para pais e responsáveis sobre cuidados essenciais para evitar esse problema de saúde.
De acordo com a especialista, as diarreias podem ser causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, e o risco aumenta no verão devido às aglomerações e à má conservação de alimentos e água. “As aglomerações favorecem a circulação de alguns vírus que podem causar diarreia. Outra motivação é a contaminação de água e alimentos, já que, por conta das altas temperaturas, muitas vezes não são tão bem conservados”, explicou a médica.
A profissional também ressalta a importância de levar as crianças apenas a praias próprias para banho, evitando locais com risco de contaminação da água, uma das principais vias de transmissão de gastroenterites.
Caso os pequenos apresentem sintomas como diarreia, vômito e sinais de desidratação, é fundamental buscar atendimento médico. “Percebeu que a criança está mais molinha, fazendo menos xixi, boquinha seca, olhinho seco, ela já está desidratada. É nesse momento que os pais e responsáveis precisam levar para um serviço de atendimento médico”, alertou Luana Freire.
Além disso, a médica recomenda manter as crianças hidratadas com água, água de coco e sucos naturais, reforçando a importância de cuidados preventivos durante os dias mais quentes.