26.7 C
Maceió
sábado, janeiro 18, 2025

Governo de Alagoas avança em parceria com GSI para instalação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira – Litoral

Mais Lidas

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias.

O Governo de Alagoas deu um passo importante para reforçar a segurança no estado ao discutir, nesta quarta-feira (18), a instalação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira – Litoral. O encontro ocorreu no Palácio República dos Palmares, em Maceió, e contou com a presença do governador em exercício, Ronaldo Lessa, e de representantes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR).

A iniciativa, prevista no Decreto nº 8.903/2016, busca combater organizações criminosas e atividades ilícitas transnacionais, como o narcotráfico, além de reduzir a criminalidade e os índices de violência. “Esse Gabinete é uma ação do Estado que integra órgãos de inteligência operacional e promove a cooperação com toda a sociedade”, explicou José Benoni, secretário-adjunto da Secretaria de Acompanhamento e Gestão de Assuntos Estratégicos do GSI.

O governador em exercício garantiu o apoio do Governo do Estado para viabilizar o projeto. “Essa é uma ação essencial para melhorar a segurança e a tranquilidade do povo alagoano, que merece todo nosso esforço para avançar nesse sentido”, afirmou Ronaldo Lessa.

O comandante da Capitania dos Portos, capitão Rodrigo Garcia, destacou o ambiente institucional favorável à implementação do Gabinete em Alagoas. “Essa iniciativa oferece suporte logístico e de inteligência que será fundamental para o estado”, ressaltou.

Além de Alagoas, estados litorâneos como Bahia e Ceará também estão em processo de implementação do Gabinete. Paraná e Rio Grande do Norte já possuem a estrutura, que promove a cooperação entre diferentes órgãos de segurança.

A comitiva do GSI permanece em Alagoas até sexta-feira (20), com visitas a instituições estratégicas como a Capitania dos Portos, o Centro Integrado de Comando e Controle (CIOPS) e o Porto de Maceió.

- Advertisement -spot_img

Mais Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias