Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
Alagoas é o estado do Nordeste com maior número de experiências exitosas inscritas no projeto “Nós na Rede”, iniciativa do Ministério da Saúde (MS) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ao todo, foram 51 trabalhos inscritos, colocando o estado em 1º lugar na região e em 4º no país. As iniciativas serão apresentadas em uma mostra nacional, prevista para janeiro de 2025, como parte do fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPs) no Brasil.
Coordenados pela Supervisão de Atenção Psicossocial (SUAP) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), os trabalhos refletem um esforço conjunto entre estado e municípios, por meio de capacitações e apoio técnico. “Sempre buscamos estar próximos dos municípios para aprimorar os serviços e melhorar a assistência. Esse protagonismo é fruto da mobilização em torno da saúde mental no estado”, destacou Tereza Tenório, supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau.
Entre as iniciativas de destaque está o Centro de Acolhimento Integrado e Prevenção do Suicídio e Autolesão (Cais), serviço vinculado ao Hospital Geral do Estado (HGE), que oferece acolhimento e suporte para prevenção do suicídio, sendo referência no tema. Outro projeto reconhecido é o Mate Masie, focado em garantir direitos, atendimento equânime e reabilitação psicossocial de comunidades tradicionais, tornando-se referência nacional.
Para potencializar as ações, a Fiocruz ofertará 671 vagas em cursos voltados aos profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), com início previsto para maio de 2025.
Além disso, Alagoas tem se destacado pelo desenvolvimento do Plano Estadual Mais Nise da Silveira, que reúne frentes de atuação intensivas para fortalecer a saúde mental no estado. “É muito gratificante ver os resultados positivos desse trabalho. Nos últimos dois anos, temos buscado implementar melhorias significativas para a RAPs em Alagoas, e essa conquista é reflexo desse esforço coletivo”, concluiu Tenório.