32.7 C
Maceió
sábado, janeiro 18, 2025

Conselho de Políticas Energéticas de Alagoas discute avanços e reforça transição energética no estado

Mais Lidas

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias.

O Conselho Estadual de Política Energética (Cepe) realizou, nesta segunda-feira (16), sua 53ª Reunião Ordinária, na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), em Jaraguá. O encontro, presidido pela secretária Alice Beltrão, reuniu representantes do setor energético, da sociedade civil e do Governo de Alagoas para discutir os avanços e ações voltadas à transição energética no estado.

Um dos destaques foi a Chamada Pública Estadual do Biometano, da Algás, prevista para abril de 2024. Segundo o Diretor Técnico e Comercial da companhia, Fábio Morgado, o edital busca garantir o suprimento de 2.000 m³/dia a partir de 2026, com um contrato mínimo de cinco anos. “Essa iniciativa inédita impulsionará a transição energética e a descarbonização em Alagoas, reforçando nosso compromisso com energias renováveis e a redução das emissões de gases de efeito estufa”, ressaltou Morgado.

Durante a reunião, os técnicos Ruan dos Santos e Maurício Ribeiro, da Origem Energia, apresentaram estudos sobre a Estocagem de Gás Natural em Alagoas, uma alternativa que pode otimizar o uso do recurso em âmbito nacional, garantindo uma transição energética mais segura.

Outro ponto relevante foi a apresentação sobre a Economia do Mar, conduzida pelo Comandante da Capitania dos Portos de Alagoas, Capitão de Fragata Rodrigo Ribeiro Gonçalves Garcia, o Coronel PM Gerônimo Carlos do Nascimento e o professor Luiz Ângelo Albuquerque Cavalieri. Os especialistas destacaram o potencial de Alagoas para um crescimento sustentável do setor marítimo.

A reunião contou ainda com a participação de representantes das secretarias estaduais de Infraestrutura (Seinfra) e Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), além de membros da Equatorial Alagoas, Sindicato dos Urbanitários, Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do setor produtivo.

O Cepe atua como órgão consultivo do governo, com foco no planejamento e desenvolvimento da matriz energética estadual, promovendo ações que integram o potencial energético local aos desafios nacionais e globais.

- Advertisement -spot_img

Mais Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias